domingo, 2 de agosto de 2015

Volta a Portugal - 4ª Etapa (Alvarenga - Alto Sra. da Graça)




Marcava o relógio 13.00 horas, quando o pelotão de (apenas!) 116 ciclistas, dá inicio àquela que é das etapas mais duras desta edição da volta a Portugal. Com inicio em Alvarenga, os ciclistas irão pedalar 159.4 km, que terminarão na difícil subida ao alto da Sra. da Graça em Mondim de Basto. Pelo meio, ainda uma contagem de 1ª categoria no alto do Alvão. 

Logo ao km 13, forma-se a fuga do dia, com 8 ciclistas. O camisola azul, Bruno Silva da La Antarte, estava novamente em fuga,tentando amealhar mais alguns pontos para o prémio montanha. Filipe Cardoso, Oscar Brea,Jim Van Der Berg, Johannes Webber, Sten Van Gucht, Joeri Calleeuw e Timur Mallev eram os restantes elementos.

Na primeira meta volante do dia, em Castro Daire Filipe Cardoso passa em primeiro, seguido de
Bruno Silva e Oscar Brea, também da Efapel. A fuga neste momento seguia com 4 minutos e 10 segundos de vantagem para o pelotão, comandado pela W52 - Quinta da Lixa.  

Na primeira dificuldade do dia, a contagem de 3ª categoria em Bigorne, Bruno Silva é quem passa na dianteira, reforçando assim a liderança da montanha. 

A fuga ia aumentando a vantagem sobre o pelotão, e já levava mais de 5 minutos de vantagem. 


Após cumprida a 2ª hora de prova, a etapa seguia em bom ritmo, com uma média horária de 41.6 km. Os homens da frente neste momento tinham 6.50 minutos de vantagem, depois de já terem usufruído de uma vantagem de 7.40 minutos. 

Na segunda montanha do dia, o Alto da Cuminheira, Bruno Silva volta a ser o primeiro. Na fuga só os homens das equipas portuguesas trabalhavam de forma mais intensa. A 60 km para o final, o pelotão rolava a 6 minutos para os homens da frente, mas tal diferença de tempo parecia não incomodar muito a equipa do camisola amarela.

Na segunda meta volante do dia,é novamente o homem da equipa de Ovar, que passa na frente. Filipe Cardoso amealha assim mais uns pontos, na tentativa de entrar na luta pela camisola vermelha. 

Após a zona de abastecimento, inicia-se logo a subida do Alvão. Subida de 1ª categoria, onde o ritmo imposto pela W52 - Quinta da Lixa faz grandes estragos no pelotão e põe em sofrimento mais de metade dos ciclistas. No grupo da frente, apenas Bruno Silva e Filipe Cardoso conseguiam pedalar na dianteira, uma vez que logo no inicio da subida, os restantes elementos, literalmente, abdicaram da fuga. 

No alto da montanha, Bruno Silva soma mais 15 pontos e segue isolado na liderança da classificação. Aproveitando as grandes capacidades técnicas, Filipe Cardoso aproveita a longa descida até Mondim de Basto e isola-se na frente da corrida. 

O ciclista da Efapel passa desta forma na dianteira na meta volante de Mondim de Basto e inicia a subida até ao alto do monte farinha com 4.43 minutos de vantagem sobre o pelotão, comandado pela W52- Quinta da Lixa. Numa posição intermédia seguia Sten Van Guch e ainda Bruno Silva. 

Filipe Cardoso ao longo da subida consegue gerir a sua vantagem, e apesar dos ataques no "pelotão", o ciclista da Efapel cortou a linha da meta em primeiro, seguido do seu colega de equipa e conterrâneo Jóni Brandão. Gustavo Veloso foi terceiro classificado, com o mesmo tempo do vencedor. Destaque para a ausência de Rui Sousa do top10 e para a saída de José Gonçalves do top10 da geral.


Sem dúvida foi uma jornada épica do ciclismo português, daquelas que merecem ser recordadas por muitos anos!! Que desporto lindo é este.

Nesta segunda feira corre-se a quinta etapa, a terceira e penúltima ligação com final em montanha. Os corredores vão percorrer 169,4 quilómetros, entre Braga e o alto de Santa Luzia, Viana do Castelo. A meta coincide com um prémio de montanha de segunda categoria. Na primeira metade da ligação haverá dois outros altos pontuáveis, um de quarta categoria, ao quilómetro 18,5, e outro de terceiro, quando estiveram percorridos 51,3 quilómetros. 

Classificações:

4.ª Etapa: Alvarenga - Senhora da Graça, 159,4 km 

1.º Filipe Cardoso (Efapel), 4h26m14s 
2.º Joni Brandão (Efapel), mt 
3.º Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa), mt 
4.º Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte), a 4s 
5.º Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa), mt 
6.º Alejandro Marque (Efapel), a 8s 
7.º António Carvalho (W52-Quinta da Lixa), mt 
8.º João Benta (Louletano-Ray Just Energy), a 16s 
9.º Ricardo Vilela (Caja Rural-Seguros RGA), a 23s 
10.º Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista), a 25s 

Geral Individual:

1.º Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa), 19h01m18s 
2.º Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa), a 17s 
3.º Joni Brandão (Efapel), a 35s 
4.º Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte), a 45s 
5.º Alejandro Marque (Efapel), a 55s 
6.º Ricardo Vilela (Caja Rural-Seguros RGA), a 1m01s 
7.º António Carvalho (W52-Quinta da Lixa), a 1m09s 
8.º Hernâni Broco (LA Alumínios-Antarte), a 1m14s 
9.º João Benta (Louletano-Ray Just Energy), a 1m24s 
10.º Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista), a 1m30s 

Sem comentários:

Enviar um comentário