domingo, 20 de março de 2016

E a tradição voltou a cumprir-se...

A Klein Constantia, equipa satélite da Etixx-QuickStep, fechou a Volta ao Alentejo com chave de ouro, vencendo, hoje, a última etapa, por intermédio do francês Remi Cavagna, e a geral individual, através do espanhol Enric Mas. 

Pensava-se que a Volta ao Alentejo acabaria por decidir-se nas bonificações, mas o desfecho foi ainda mais apertado, no final dos 172,3 quilómetros que hoje ligaram Santiago do Cacém e Évora. Foi necessário recorrer ao desempate por pontos, uma vez que as bonificações empataram Enric Mas e Krister Hagen (Team Coop-Oster Hus). 

Contas feitas, Enric Mas sagrou-se o 34.º vencedor da Volta ao Alentejo, com menos 3 pontos do que o anterior comandante, Krister Hagen, ambos com o mesmo tempo. David de la Fuente (Sporting-Tavira) foi o terceiro, a 9 segundos. 

A etapa até começou por correr de feição para os interesses da Team Coop-Oster Hus, dado que um grupo de sete corredores, sem importância para a geral, adiantou-se. Dos sete resistiram três em homens em cabeça de corrida, mas foram alcançados antes da meta volante de Arraiolos, onde Mas bonificou dois segundos e Hagem apenas um. Consumou-se ali o empate em tempo. 

Após a meta volante, deu-se nova escapada, jogada de mestre da Klein Constantia, que, levando a fuga até ao fim, diminuía as possibilidades de Hagen recuperar a vantagem nas bonificações de chegada. 

Tudo correu bem à equipa sediada na República Checa. Remi Cavagna triunfou no empedrado húmido de Évora e o colega de equipa Maximilian Schachmann foi segundo, a 2 segundos. Samuel Caldeira (W52-FC Porto), a 3 segundos, fechou o pódio de uma jornada que encerrava de forma acidentada, com quedas na aproximação à meta, que provocaram vários cortes no pelotão. 

Além da geral individual, Enric Mas também venceu por pontos e foi o melhor jovem. Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte) acabou coroado rei dos trepadores e a Axeon-Hagens Berman, impôs-se por equipas.



Classificações:
5.ª Etapa: Santiago do Cacém - Évora, 172,3 km

1.º Remi Cavagna (Klein Constantia), 3h56m51s (Média: 43,648 km/h) 
2.º Maximilian Schachamann (Klein Constantia), a 2s 
3.º Samuel Caldeira (W52-FC Porto), a 3s 
4.º Krister Hagen (Team Coop-Oster Hus),mt 
5.º Enric Mas (Klein Constantia), mt 
6.º Pierrick Naud (Rally Cycling), mt 
7.º Jesús Ezquerra (Sporting-Tavira), m 
8.º Tyler Williams (Axeon-Hagens Berman), mt 
9.º Rafael Reis (W52-FC Porto), a 10s 
10.º Luís Mendonça (Sicasal/Constantinos/UDO), mt 

Geral Individual:

1.º Enric Mas (Klein Constantia), 21h54m49s 
2.º Krister Hagen (Team Coop-Oster Hus), mt 
3.º David de la Fuente (Sporting-Tavira), a 9s 
4.º Jesús Ezquerra (Sporting-Tavira), a 11s 
5.º Rafael Silva (Efapel), a 15s 
6.º Tao Geoghegan Hart (Axeon-Hagens Berman), a 18s 
7.º Nuno Bico (Klein Constantia), mt 
8.º César Fonte (Rádio Popular-Boavista), mt 
9.º Samuel Caldeira (W52-FC Porto), a 20s 
10.º Rafael Reis (W52-FC Porto), a 24s

Sem comentários:

Enviar um comentário